Regras Zula

Regras

1. Introdução

– As regras aqui apresentadas servem para que todos os participantes e envolvidos direta ou indiretamente saibam exatamente como se portar dentro e fora do jogo. Servindo principalmente como um alicerce para os campeonatos, mantendo um bom funcionamento e evitando qualquer tipo de situação indesejada.

– As regras podem ser modificadas sem aviso prévio, portanto, se faz necessário que fiquem atentos para quaisquer pronunciamentos destinados a comunidade a respeito de modificações na conduta.

 

2. Conduta

– É fundamental que haja uma boa conduta não só fora, mas também dentro do cenário, pois há diversas pessoas ligadas e independente do cargo merecem respeito.

 

2.1. Equipes & Jogadores

– Todas as equipes e jogadores precisam agir de maneira respeitosa e limpa perante todos os envolvidos e organizadores. Qualquer ato que viole tal conduta e que faça induzir a algum dano/transtorno e/ou qualquer outra situação indesejada por parte do responsável, o mesmo será penalizado de acordo com o critério dos responsáveis
pela organização, baseando-se também nas regras vigentes.

 

2.2. Patrocinadores

– Não apenas as equipes e jogadores em si, mas também os patrocinadores precisam demonstrar ética diante da comunidade em que atua ou não, sabendo respeitar a todos e resolvendo quaisquer situações através de reuniões e mensagens diretamente com os responsáveis, caso contrário, qualquer movimento causado
por parte do patrocinador sujando a imagem da empresa do jogo ou da organização sem que tenha um diálogo anteriormente para a solução da situação estará destinado a sofrer punições.

 

3. Proibições

Prezamos sempre por um jogo limpo e seguido de normas, para que haja o bom funcionamento de todo o evento, e para isso é extremamente necessário informar para os participantes e até terceiros ligados de alguma forma os quesitos que são proibidos e quais as punições a serem aplicadas, justamente para que os leitores e ao mesmo tempo participantes possam se atentar e evitar infringir algum dos quesitos para que não sejam penalizados.

 

3.1. Advertências e Infrações

Notificando-os sobre algum acontecimento causado pelos mesmos que podem está atrelados a diversas situações como:
– Ofensa/Desrespeito (leve)
– Atraso
– Irregularidades

Leve = Infração de 1° Grau
Médio = Infração de 2° Grau
Grave = Infração de 3° Grau

3.2. Punições Aplicáveis

 

– Infração de 1° Grau
A aplicabilidade da punição fica a critério do administrador e a depender da situação, podendo englobar apenas uma punição ou mais de uma dentro de uma mesma infração.

a) Ofensa ao time adversário/staff (Seguido já de uma advertência – leve)
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador do evento.
– Bloqueio temporário do competitivo por 7 a 20 dias.

b) Atrasos (Seguido já de uma advertência)
Punições Aplicáveis:
– Iniciação da partida com os jogadores existentes sem entrada posteriormente.
– W.O (em caso avançado de tempo do evento).

c) Irregularidades (Ex: Configuração de Sala)
Punições Aplicáveis:
– Contabilização de Round para a equipe rival a depender da situação.

 

– Infração de 2° Grau
A aplicabilidade da punição fica a critério do administrador e a depender da situação, podendo englobar apenas uma punição ou mais de uma dentro de uma mesma infração.

a) Ofensa ao time adversário/staff
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador do evento.
– Bloqueio temporário do competitivo por 40 a 60 dias (jogador).
– Desclassificação da equipe (caso englobe igual ou acima de 60% dos jogadores).

b) Utilização de arma/equipamento ou item indevido no campeonato.
Punições Aplicáveis:
– Round contabilizado para a equipe adversária.
– Desclassificação da equipe (caso seja utilizado acima de 1 round causando algum tipo de dano ao adversário).

c) Alterações de jogador fora do prazo
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do Jogador (caso o mesmo não venha ter jogado pelo time).
– Desclassificação da Equipe (caso insira o jogador de maneira oculta da organização).

d) Alterações de patrocínio durante evento/temporada
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação da Equipe (caso ultrapasse 1 alteração)

e) Nicknames irregulares
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador (caso o mesmo não altere)

f) Mudança de nickname sem aviso prévio na temporada
Punições Aplicáveis:
– Não recebimento de premiação.
– Bloqueio temporário de 15 dias para receber benefícios (kit ou algum apoio).

 

– Infração de 3° Grau
A aplicabilidade da punição fica a critério do administrador e a depender da situação, podendo englobar apenas uma punição ou mais de uma dentro de uma mesma infração.

a) Ofensa ao time adversário/staff
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador do evento.
– Bloqueio temporário do competitivo por 90 a 120 dias (jogador).
– Desclassificação da equipe (caso englobe igual ou acima de 60% dos jogadores).
– Bloqueio da equipe por 120 dias ou mais (caso englobe igual ou acima de 60% dos jogadores).

b) Implantação de jogador banido por ou utilizando programas ilegais
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador do evento.
– Desclassificação da equipe.
– Bloqueio permanente do jogador no cenário competitivo.
– Banimento da conta (caso a utilização seja em tempo real).

c) Implantação de jogador banido por ESTORNO
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador do evento.
– Bloqueio do jogador por tempo indeterminado (caso não tenha cumprido sua dívida com a empresa. Caso tenha
pago, ainda sim possuindo um bloqueio reduzido para 60 dias após a quitação).
– Partida refeita com o desfalque de 1 jogador (sem poder adicionar reservas ou terceiros).

d) Informações falsas/comprovante
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação da inscrição da equipe.
– Banimento temporário no competitivo por 30 dias.

e) Calúnia/Difamação – Redes Sociais
Punições Aplicáveis:
– Banimento temporário do jogador ou equipe iguais no quesito 1 desse mesmo grau de infração.
– Banimento da organização (patrocinadores) por 60 dias.

f) Jogador já atuante no evento por outra equipe
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador.
– Banimento temporário de 30 dias do competitivo.
– Partida refeita com o desfalque de um jogador (sem adição de reservas ou terceiros).

g) Edição de Print para incriminação ou ocultação de dados
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador.
– Banimento temporário por 60 a 90 dias do cenário competitivo.
– Desclassificação da equipe (a depender da situação apresentada e quantidade de jogadores.

h) Roubo de benefício fornecido temporariamente
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador.
– Banimento permanente (sendo reduzido para 30 dias caso seja solucionado e informado para os responsáveis).

i) Não utilização de AntiCheat
Punições Aplicáveis:
– Desclassificação do jogador.
– Desclassificação da equipe.

 

4. Partida

É importante que as partidas do jogo sejam feitas de igual para igual, de acordo com as configurações exigidas pela organização, assim como o prazo e quaisquer outros manuseios por parte das equipes, evitando que irregularidades aconteçam e prejudique ao próprio time, time adversário ou ambos.

4.1 Configuração

O modo de configuração da partida deve ser feita da seguinte forma:

Modo – Sabotagem (Destruição)
Tempo Padrão – 2 Minutos e 15 segundos
Quantidade de Rounds – Melhor de 10 Rodadas (Total 18)
Quantidade de Pessoas – 5X5

Observação: Em caso de transmissão a sala deve ser configurada com adicionais de espaço para narrador, comentaria e oficial de partida.

4.2. Remake

O remake (rmk) é uma pausa solicitada pelo time por conta de algum problema ou por estratégia, porém, é necessário que haja um limite para não atrasar o andamento do campeonato.

O Remake não pode ser pedido nos seguintes casos:

  • Quando algum jogador já sofreu dano/morreu.
  • Quando a equipe já ultrapassou o limite estipulado de solicitação de remake.

Para solicitar o remake é necessário que faça da seguinte forma:

  1. A equipe precisa solicitar no chat o remake (ao menos um representante);
  2. A equipe que solicitou e a adversária precisa se manter imóvel, sem movimentação e tiros;
  3. Após a solicitação, o time que pediu deve se retirar da sala;

Caso o time tire foto de algum jogador matando após o pedido do remake, será analisado para cancelamento do remake ou penalização da equipe a depender da situação (problema que pode ser gerado posteriormente).

 

Limitações do Remake

 

O Remake com transmissão poderá ter um prazo de até 5 minutos e apenas 1 vez, podendo relogar novamente apenas se ao iniciar a partida após a volta do remake algum dos jogadores teve problema e não teve sua partida inciada juntamente com os demais.

 

Exceções de Remake
O Remake poderá ser utilizado de forma EXTRA se acontecer os seguintes casos:

  • Indisponibilidade do jogo
    Caso o jogo apresente problemas para com os times, fazendo com que haja a instabilidade e não inicie a partida ou o jogo fique offline.
  • Problemas do jogo
    Caso o jogo apresente lag e/ou algum tipo de travamento fazendo com que haja a impossibilidade de dar continuidade.
  • Servidor e-Sports
    Atualmente o jogador que se retirar da partida não pode voltar, portanto, o remake não será de 5 minutos quando os eventos acontecerem em tal servidor e sim com direito a 2 pedidos de 3 minutos. Caso haja posteriormente algum problema, a equipe precisará se manter com 4 jogadores.
  • Verificação manual de equipe
    Qualquer denúncia ou verificação que a organização da Giga-X solicite para que ocorra um pause não será contabilizado como remake entretanto, um oficial de partida se direcionar a sala do teamspeak de ambas as equipes para notificar a respeito.

4.3 AntiCheat

Em todo o decorrer do campeonato o uso do blackbox é obrigatório programa de monitoramento dos computadores dos participantes, a fim de saber se há alguma irregularidade. É necessário a instalação do programa com no mínimo 24 horas de antecedência ao evento para que em uma eventual necessidade de apoio técnico por parte do suporte do blackbox tenha tempo suficiente para ajudar o jogador se necessário.

Observação: A Giga-X não se responsabiliza por jogadores banidos do BlackBox e os mesmos não poderão jogar nenhum campeonato organizado por nós.

4.4 Conexão/Ping

Os jogadores que apresentarem ping elevados ou instabilidade em sua própria conexão a ponto de prejudicar a equipe adversária será necessário que seja substituído. Para isso a equipe precisa imediatamente chamar o oficial de partida para verificar e orientar todos os participantes a respeito da situação.

A orientação é que minutos antes do inicio do evento, os participantes iniciem partidas normais no jogo para terem certeza da estabilidade de suas conexões.

5. Nacionalidade

É vigorado a partir desse ano de 2018 que é preciso ao menos 1 jogador nacionalizado brasileiro por cada organização. Para demais campeonatos e representações é necessário também que a organização representante seja do mesmo território da liga em questão.

6. Utilizações

6.1. Armas

Todas as armas são permitidas.

6.2. Equipamentos

Todos os equipamentos são liberados, exceto:
– Duplo C-5
– C-5

6.3. Itens

Todos os itens são permitidos.

6.4. Mapas

Os mapas oficiais do competitivo são:
– Subúrbio
– Acampamento
– Salão
– China
– Favela

O modo de veto é de acordo com o campeonato, sendo realizado através da escolha do cabeça de chave apenas quando há a participação de times ELITES contra demais categorias e/ou quando há ambos times elites/ambos times de categoria amador, o modo de veto é através do round faca (PADRÃO).

7. Sistema de Pontos

O sistema de pontos serve para demonstrar o histórico do time, servindo como alicerce para a divulgação de melhores do ano, estatísticas e principalmente para subir de categoria ou se manter em alguma específica.

7.1. Funcionamento

Os pontos funcionam através de vitórias e melhores colocações através de campeonatos oficiais. O acúmulo desses pontos faz com que ao fim de cada temporada possa ser divulgado as equipes que foram os maiores pontuadores e então poder subir para uma categoria acima, disputando contra equipes mais fortes no cenário.

Apenas na participação de eventos competitivos e oficiais que as equipes poderão obter pontos, no qual é informado na descrição ou banner da organização.

 

  • Categoria Amador
    Os eventos são liberados para os times iniciantes no cenário, para quem não conseguiu atingir pontos suficientes
    para poder subir para a categoria SemiProfissional ou quem foi rebaixado.

Nessa categoria os times não possuem identificações, assim como não possui um número limite, podendo jogar todos os campeonatos para Amadores das organizações oficiais que fazem realizando pontos.

O número de equipes que podem subir para o SemiProfissional para a primeira temporada será apenas de 3 equipes, se juntando com as equipes que foram rebaixados do ELITE – total 5, formando então 8 equipes.

 

  • Categoria SemiProfissional
    Para essa categoria com um limite de 8 equipes (como informado acima), haverá um confronto da liga oficial DreamMax contabilizando pontos para que dentre as 8, apenas 2 possam subir para a categoria ELITE, enquanto os 2 times que menos acumularam pontos serão rebaixados para categoria Amador.

 

Já nessa categoria as equipes receberão um kit de apoio mensalmente, não podendo participar de campeonatos restritos para Amadores.

  • Categoria Elite
    Nessa categoria haverá um limite de 4 equipes, fazendo com que 2 subam para a categoria ELITE. Na 2 temporada apenas um time vai poder se manter na categoria, por ter sido o representante brasileiro no Mundial.

 

Para se chegar nessa categoria é possível de 2 formas:
1) Acesso direto através da Pré-Seletiva Circuito Elite
2) Acesso através de maiores pontuadores da temporada

 

Pré-Seletiva Circuito Elite:
O evento acontecerá a cada 3 meses, fazendo com que todas as equipes possam se reunir e tentar o acesso direto para a categoria. A premiação do campeonato não só engloba o acesso direto, como também uma ótima premiação em dinheiro e cash.

 

Pontuações Acumuladas:
As equipes que desejarem subir para a categoria ELITE deverão participar dos eventos SEMIPROFISSIONAIS que acontecerão durante a temporada, juntando pontos ou de outro campeonato especial que possa haver a participação de todos.

As equipes do Elite receberão um patrocínio de 3 meses e alguns benefícios como inscrição de campeonatos, camisas do elite e destaques em transmissões.

Durante a temporada do ELITE, as 4 equipes estarão lutando para acumular pontos em um torneio de pontos corridos. As equipes só poderão continuar para a próxima temporada do ELITE através das duas formas citadas, portanto, a pontuação dessa categoria nos eventos já será fornecida em um nível alto, dando ainda mais chances de prosseguirem na próxima.

7.2. Responsabilidades do Beneficiário

Todas as equipes que acumularem pontos precisarão eleger um representante, esse eleito será o responsável para que a organização entre em contato direto, crie grupos, marque reuniões e também se responsabilize pelos pontos juntamente com sua equipe.

 

A responsabilidade dos pontos é feita de 2 formas:

1) O representante pode fazer um contrato informal, onde no mínimo 60% da equipe passe todos os direitos dos pontos para uma só pessoa, chamado então de Responsabilidade TOTAL. Caso seja aceito, o mesmo terá poder para fazer quaisquer alterações no time e em qualquer quantidade, porém, só poderá ser aceito no intervalo de
temporadas.

 

2) Caso a decisão fique entre ao menos 60% da equipe que conquistou os pontos e não apenas no poder de uma só pessoa, é necessário que seja informado para a organização com todos os envolvidos pelo time para que seja feito a Responsabilidade PARCIAL, ou seja, caso haja uma desistência ou alteração de 60% da equipe, todos perdem os benefícios e direito dos pontos.

Ainda sim, independente da Responsabilidade utilizada, será necessário o contato com uma pessoa que pode ser o patrocinador ou capitão da equipe, para que a ponte de ligação entre a organização e o time em quaisquer casos que sejam precisos:  informações, denúncias, verificações, etc…
O responsável deverá passar os requisitos, sendo eles:

– Nome do Responsável:
– Responsabilidade utilizada:
– E-mail do Responsável:
– Foto (Opcional) – não será divulgada.
– Responsável pela Equipe:
– CPF:
– Localidade (Cidade/Estado):

Após preencher os requisitos acima do responsável, será informado também o dos jogadores para ser registrado nas categorias, pois qualquer irregularidade do jogador será penalizada também para a equipe. Os requisitos a serem pedidos para os jogadores do time será:

– Nome e Sobrenome dos Jogadores:
– Nick Ingame dos Jogadores:
– Foto – Obrigatório:
– CPF de cada jogador:
– Idade:
– Cidade/Estado:

Esses dados serão registrados para que futuramente possa ser feito divulgações do time e até mesmo para contabilização de pontos dos Melhores do Ano. O responsável precisa ficar atento se o mesmo ou a equipe está fazendo alguma irregularidade, pois todos serão penalizados. Para isso é importante que leiam as regras e monitorem ou realize uma reunião com os próprios membros para que possam evitar agir de má fé em alguma situação (ter uma má conduta) tanto dentro quanto fora
do campeonato.

 

Responsabilidade do representante para com sua equipe:

  • Informar quando há alguma novidade em relação ao cenário, regras;
  • Exigir comprometimento e respeito com os jogadores da própria equipe;
  • Repassar tudo debatido em reuniões ou conversas destinados para o time;
  • Advertir a equipe se houver alguma irregularidade;
  • Possuir uma boa conduta com os pontos obtidos e jogadores;

Ser a voz da equipe caso for preciso para debater, perguntar ou solucionar algo.

7.3. Penalizações

Assim como as regras e suas infrações (níveis), esse quesito vai demonstrar o que leva a perda de pontos:

 

  • Infração de 1 Grau
    Perda de 1 a 2 pontos.
  • Infração de 2 Grau
    Perda de 3 a 5 Pontos – Penalização direta
  • Infração de 3 Grau
    Perda de 6 a 10 Pontos – Penalização direta

Times acima de 20 pontos recebem a penalização por porcentagem:

 

  • Infração de 1 Grau
    20% da perda de pontos
  • Infração de 2 Grau
    40% da perda de pontos
  • Infração de 3 Grau
    60% da perda de pontos

 

Casos mais graves podem levar a equipe a perder 100% dos pontos, exemplo:

  • Ausência de participação do representante no prazo de 90 dias.
  • Equipe beneficiada totalmente beneficiada através de ESTORNO e/ou Programa Ilegal.
  • Desistência por parte da equipe e responsável dos pontos.

Caso ocorra alguma dúvida em alguma situação, entre em contato com o oficial de partida.

A perda de pontos exata varia de acordo com a situação e fica a critério dos responsáveis pela organização.

8. Prazos

Os prazos a seguir se refere ao tempo mínimo e máximo que pode ser adotado na organização.

8.1. Alterações

Alterações de Jogador – 2 alterações durante a temporada (90 dias)
Alterações de Patrocínio – 1 alteração durante a temporada (90 dias)
Alteração de NickName – 2 alterações durante a temporada com aviso prévio (90 dias)
Para outras alterações é necessário entrar em contato com a organização, para esclarecer o tempo/quantidade quepode ser aceita.

8.2. Presença

Comparecimento em reunião – 10 minutos antes do horário marcado do inicio da partida – 15 minutos após início do campeonato teamspeak – 30 minutos antes do horário do campeonato.

Troca de jogadores em meio ao evento – Dentro do prazo do remake de 5 minutos ou durante a partida sem a equipe relogar.

AntiCheat – 5 minutos antes do início do campeonato.

8.3. Checagem

A checagem é a verificação de denúncias por parte de algum jogador/equipe ou qualquer outra interferência por parte da Staff na equipe.

Tempo de verificação/denúncia – Prazo de 10 minutos durante partida por time.

8.4. Premiações

Prazo de entrega de premiação:

  • Moeda do Jogo (Cash) – Até 48 horas após finalização do evento.
  • Dinheiro (Premiação Campeonato) – Até 7 dias após finalização do evento.
  • Item no jogo – Até 48 horas após finalização do evento.
  • Equipamentos, Uniformes e Outros – 20 a 45 dias após finalização do evento.

É importante que para a entrega da premiação a equipe permaneça com o nickname em caso de entrega direta no jogo, caso contrário perderá a premiação.

Entrega de dinheiro, equipamentos, uniformes, são destinadas a apenas um representante da equipe, sendo o responsável por fazer as devidas transferências.